MENSAGEM DO COORDENADOR

 

Prezados Colegas,

 

Brasília, a nossa capital federal, sediará mais um grande acontecimento da Odontologia Brasileira, a 53ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO!

Esperando cumprir com eficiência o desafio de receber esse tradicional evento, temos a satisfação de convidar todos aqueles que compartilham com os ideais de melhorias no ensino a participar desse grande encontro, que ocorrerá de 11 a 13 de julho.

Em sua história "Brasília é um marco da ocupação do Brasil pelos brasileiros", como afirmou o presidente Juscelino Kubitschek. O sonho transformado em realidade, uma cidade de beleza e de arquitetura ímpar, cheia de atrativos e de formas individuais, ícone da modernidade em nosso país. Adjetivos não lhe faltam, palco político-administrativo, desperta emoções, conquista paixões e assiste imponente às mudanças sociais, políticas e culturais de nossa nação!

A Brasília acolhedora de tantos cidadãos, em breve, acolherá a "comunidade do Ensino Odontológico" e para isso aproveitaremos a receptividade dos colegas mineiros, demonstrada em nosso último encontro. Afinal, somos uma mistura de povos e de culturas, Brasília - goiana (festeira), Brasília - nordestina (arretada e calorosa), Brasília - gaúcha "tchê", paulista "ô loco meu", carioca...Brasília multicultural!

Centro gastronômico, arquitetônico e cultural, também produz uma Odontologia de comprovada qualidade, graças às diversas Instituições de educação superior que possui e que são responsáveis pela formação de profissionais os quais estarão presentes no nosso próximo encontro!

Reproduzindo as palavras de Lúcio Costa, "... Na verdade, o sonho foi menor do que a realidade. A realidade foi maior, mais bela". Nossa proposta é a realização de um sonho (maior e mais belo), fruto de uma parceria amadurecida entre profissionais, ou melhor, pessoas! Pois acreditamos que existe espaço para as diversas propostas e para os vários projetos pedagógicos, e apesar das diferenças temos muitas semelhanças, sobretudo nos ideais de formar profissionais que preencham as lacunas acadêmicas e as necessidades da sociedade, além de contribuir com o futuro da profissão.

Devido à privilegiada localização geográfica e fácil acesso, acreditamos que haverá a ampla participação de docentes, discentes, gestores institucionais e representantes governamentais, sendo um grande diferencial para que consigamos discutir, construir e disseminar propostas e diretrizes traçadas em conjunto, pois a responsabilidade em manter a qualidade do ensino odontológico em constante evolução é de todos nós!

Nos vemos em Brasília!

 

Arlindo Abreu de Castro Filho
Coordenador Local da 53ª Reunião Anual da ABENO

 

 

 

 

 

Copyright 2017 © | 53ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico | ABENO