CONHEÇA A CIDADE

 

Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874). Foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado, a primeira construção de estrutura metálica (material trazido dos Estados Unidos) foi o Brasília Palace Hotel.

A partir de 1960, iniciou-se a transferência dos principais órgãos do Governo Federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Lúcio Costa foi o principal urbanista da cidade. Oscar Niemeyer, amigo próximo de Lúcio, foi o principal arquiteto da maioria dos prédios públicos e Roberto Burle Marx foi o responsável pelo paisagismo.

Kubitschek, que foi um governante de orientação socialista, reuniu um grupo de profissionais de uma mesma tendência política. Este grupo tentou desenvolver um modelo de cidade utópica onde se pretendia eliminar as classes sociais. Por este motivo a cidade ficou conhecida como capital da esperança (nome dado pelo escritor francês André Malraux). É claro que tal objetivo não foi cumprido, mas, durante a construção da cidade, foi uma realidade, visto que todos compartilhavam a mesma comida e os mesmos acampamentos.

 

Fonte: InfoEscola

 

TURISMO

CONGRESSO NACIONAL

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiro. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.

Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa.

 

ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes – Brasília, DF – CEP 70160-900

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Aberto diariamente para visitas guiadas a cada meia hora (8h30 – 17h30. Primeiro grupo sai às 9h). De segunda a sexta: entrada pela Chapelaria / sábado, domingo e feriados: entrada pelo Salão Negro.

VALORES
Entrada gratuita.

CONTATO:
(61) 3303-4671/(61) 3216-1771

 

ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA

O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal.

O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de mais de R$ 1 bilhão em 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para mais de 72.000 pessoas. O estádio pertence ao Departamento de Esportes, Educação Física e Recreação do Distrito Federal. O nome é uma homenagem ao ídolo brasileiro Mané Garrincha, bi-campeão mundial nas copas de 1958 e 1962.

 

ENDEREÇO:
SDN Trecho 1 – Asa Norte,Brasília – DF,70070-701

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
O Estádio Nacional está aberto para visitação todos os sábados de 9h às 11h30.

Grupos: Para agendamento de visitas em grupo, favor encaminhar e-mail para enb@setur.df.gov.br.

VALORES:
Entrada gratuita.

CONTATO:
contato@estadionacionaldebrasilia.com.br

 

GINÁSIO NILSON NELSON

O Ginásio Nilson Nelson é um ginásio de esportes multiuso localizado na cidade de Brasília, junto ao Eixo Monumental, entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Palácio do Buriti. Faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.

O ginásio é uma das arenas utilizadas pela equipe de basquetebol UniCEUB/BRB/Brasília, para jogos compatíveis com uma capacidade de 16.000 pessoas sentadas. Curiosamente, o desenho estrutural do ginásio foi concebido pelos arquitetos Ícaro de Castro Mello e Cláudio Cianciarullo inspirado justamente em uma cesta de basquete. O projeto ficou a cargo do engenheiro Hans Eger, o mesmo que calculou o Anhembi 1.

O ginásio foi inaugurado em 21 de abril de 1973, com capacidade para 24.000 espectadores. Seu primeiro evento foi uma apresentação da Vila Sésamo e seus famosos personagens: Garibaldo, Ana Maria e Gugu. O Presidente Médici, que originalmente dava nome ao ginásio, estava presente na tribuna de honra.

 

ENDEREÇO:
SRPN – Brasília, DF, 70070-705

CONTATO:
(61) 3226-0153

 

MEMORIAL JK

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasilia, o Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital, foi celebrada a 1ª missa de Brasília, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal Arcebispo de São Paulo.

Num altar de lona e madeira, concebido para a solenidade pelo arquiteto Oscar Niemeyer, realizava-se, como no dia 26 de abril do ano de 1500, em Porto Seguro, um ato de profunda religiosidade, para marcar a presença de Deus e do homem na solidão do Planalto Central.

Para além de objetos que simbolizam esta cidade, podemos encontrar várias coisas de Juscelino Kubitschek, como os seus restos mortais, o seu casaco simbólico, a sua faixa presidencial, medalhas… Enfim, um inúmero de coisas. Para quem é fã de JK, não pode perder de forma alguma este museu memorial.

 

ENDEREÇO:
Zona Cívico-Administrativa Eixo Monumental – Lado Oeste, Brasília – DF, 70070-300

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
Terça a Domingo de 09:00 às 18:00

VALORES:
R$10,00

CONTATO:
Fone: (61) 3226-7860 / 3225-9451

 

MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA

O Museu Nacional de Brasília é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. Confira!

O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

 

ENDEREÇO:
Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

VALORES:
Entrada gratuita.

CONTATO:
(61) 3325-5220 / (61) 3325-6410

 

PALÁCIO DA ALVORADA

O Palácio da Alvorada é uma das residências oficiais da Presidência do País e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer. O formato das colunas presentes na fachada do prédio deu origem ao símbolo e emblema da cidade de Brasília. O acervo artístico do Palácio reúne obras de arte de artistas consagrados, brasileiros e estrangeiros.

O Palácio da Alvorada, uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília, é o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. Residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada foi inaugurado em 30 de junho de 1958. À frente do Palácio existem duas esculturas: "As Laras", de Ceschiatti, e "O Rio dos Ritmos", de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

 

ENDEREÇO
Palacio da Alvorada – Brasília, DF, 70150-000

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
As visitas ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 16h50. São formados grupos com 30 pessoas que visitam o Palácio da Alvorada, com entrada a cada 20 minutos, acompanhados por um profissional de Relações Públicas. O roteiro inclui Hall de entrada, Capela, Salão de Estado, Biblioteca, Salão Nobre, Sala de Música, Salão de Banquetes e Jardins. O agendamento é realizado pela internet.
*Em casos excepcionais, os roteiros podem ser alterados e as visitas interrompidas ou suspensas, inclusive por motivo de chuva, sem aviso prévio.

VALORES:
Entrada gratuita.

CONTATO:
(61) 3411-4000
corep@presidencia.gov.br

 

PALÁCIO DA JUSTIÇA BRASÍLIA

De autoria de Niemeyer, o Palácio da Justiça Brasília assemelha-se ao do Ministério das Relações Exteriores e ao Itamaraty, por causa dos seus arcos. Além do espelho d'água, cascatas artificiais correm por calhas de concreto e são a atração da fachada principal. Recentemente, passou a ser conhecido como Palácio Raimundo Faora.

O Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça. Possui estrutura gótica e moderna, com a exploração do concreto e do aço. A fachada do edifício é formada por lajes curvas entre arcos com cascatas artificiais, um olho d'água e dois painéis artísticos embutidos na parede. O Palácio é localizado na Ala Norte da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. É possível apreciar a beleza de sua fachada a caminho do Congresso Nacional ou da Praça dos Três Poderes.

O Ministério de Justiça e Cidadania retomou o programa de visitas guiadas no Palácio da Justiça. A oportunidade é aberta a estudantes que desejam saber mais sobre as funções da pasta, secretarias e sobre o espaço onde funciona o ministério.

 

ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes – Brasília, DF, 70297-400

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
De segunda a sexta, das 8h às 18h.

CONTATO
(61) 2025-3000

 

PARQUE DA CIDADE BRASÍLIA

Parque da Cidade Brasília foi fundado em 1978 e é o maior parque urbano de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que até o próprio Central Park em Nova Yorque que possui somente 320 hectares. Confira!

Em seus 420 hectares, o Parque da Cidade Brasília abriga diversos tipos de entretenimento para o seu público, como quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista de cooper para corrida e caminhadas, parque de diversões, quiosques, grandes estacionamentos, lago, além de um pavilhão coberto para feiras e exposições, considerado o 3° maior do Brasil. O local é bastante amplo e arejado devido à grande diversidade de árvores e ao lago.

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek tem como missão oferecer múltiplas atividades esportivas e gratuitas:

  • 26 quadras poliesportivas;
  • 03 quadras de vôlei de areia;
  • 02 quadras de futevôlei;
  • 09 campos de futebol;
  • 05 PEC- Ponto de Encontro Comunitário;
  • 04 CIM- Circuito Inteligente de Malhação;
  • 49 churrasqueiras (individuais e duplas);
  • 06 parques infantis;
  • 01 pista de skate;
  • 01 ciclovia no anel interno de 10 km para pedestre;
  • 01 pista de Cooper está sendo construídos, serão 10 km ao todo, para ciclistas;
  • 01 Lago Artificial;
  • 150 Patos e/ou Gansos;
  • Piscina de Ondas (desativada);
  • Pedalinho (desativado).

O Parque oferece atividades para todos os gostos e idades é um lugar único e especial, com muita história e tradição.

 

ENDEREÇO
Srps – Asa Sul, Brasília – DF, 73015-132

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Diariamente, das 5:00 às 00:00h

VALORES:
Entrada gratuita.

CONTATO:
(61) 3226-7038

 

PONTÃO DO LAGO SUL

O Pontão do Lago Sul é um lugar para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá.

Para quem vive ou visita Brasília, o Pontão do Lago Sul é local obrigatório. Atrativos não faltam ao maior centro de lazer e entretenimento da capital federal: cenário de cartão-postal, gastronomia variada, programação cultural e esportiva, amplo estacionamento e inúmeros serviços, além do seu clima quase praiano e do pôr-do-sol mais belo da cidade. Um centro completo de lazer cercado por muito verde e segurança que contribuíram para torná-lo um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília e integrá-lo ao cotidiano dos moradores da cidade.

Situado no Lago Sul, uma das regiões administrativas mais bonitas de Brasília, o Pontão recebe todos os meses, em média, cerca de 280 mil pessoas que frequentam seus restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, caixas eletrônicos, feiras, exposições, show, eventos esportivos, entre outros. Seu frequentador pode optar, ainda, por chegar ao Pontão de lancha, onde terá quatro opções de píer para facilitar o seu acesso. Das margens pode se observar um verdadeiro espetáculo de manobras radicais de esportes náuticos no Lago Paranoá, praticados por amadores e profissionais – de wakeboard e de windsurfe

 

ENDEREÇO
SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul – Cep 71630-100 – Brasília – DF

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Domingo e segunda – das 7h às 0h
Terça a quinta – das 7h a 1h
Sexta e sábado – das 7h às 2h
Obs: os restaurantes possuem horários de funcionamento independentes.

CONTATO
(61) 3364-0580

 

PONTE JK BRASÍLIA

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte JK Brasília é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan).

Ela tem 1200 metros de extensão e é formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas. A posição intercalada dos arcos representa o movimento de uma pedra quicando sobre a água. O projeto arquitetônico, assim como o projeto de iluminação da ponte conferiram ao autor, o arquiteto Alexandre Chan, a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003 nos Estados Unidos.

A ponte liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul. Duas outras pontes ligam o Plano Piloto ao Lago Sul: a Ponte das Garças, entre a Avenida L-2 Sul e o Centro Comercial Gilberto Salomão, e a Ponte Costa e Silva, entre o Setor de Clubes Sul e a Quadra 11 do Lago Sul.

 

ENDEREÇO
Saída do Eixo Monumental, Lago Paranoá

 

PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A Praça dos Três Poderes é destino obrigatório àqueles que desejam conhecer a arquitetura e história de Brasília. A Praça é um espaço amplo (120 x 220 metros) que abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

A Praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, responsáveis pela arquitetura ousada da cidade de Brasília. Povoam a Praça algumas esculturas: Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, também conhecida como Os Dois Candangos e considerada um símbolo de Brasília; A Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF; a cabeça de Juscelino Kubitscheck, escultura presente na fachada do Museu Histórico de Brasília; o Pombal, um pombal com formas modernistas projetado por Niemeyer a pedido da esposa do então Presidente Jânio Quadros; a Pira da Pátria, uma construção que abriga no topo uma tocha permanentemente acesa; o Marco Brasília, escultura de Oscar Niemeyer instalada em comemoração ao ato da UNESCO que declarou Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

O Panteão da Pátria também se localiza na Praça dos Três Poderes, apresentando uma coleção permanente de obras que homenageiam os heróis nacionais, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira de João Câmara e um vitral de Marianne Peretti.

A praça da acesso também ao Espaço Lúcio Costa, que abriga a Maquete de Brasília, uma Maquete Tátil de Brasília destinada aos deficientes visuais, uma coleção de projetos do arquiteto e fotografias históricas da cidade.

 

ENDEREÇO
Praça dos três poderes

 

TORRE DE TV BRASÍLIA

A Torre de TV Brasília é um dos monumentos mais procurados na Capital Federal, com média de mil visitantes por dia. Com 230 metros de altura, o atrativo está estrategicamente localizado no centro da cidade. Uma das maiores diversões dos turistas de Brasília é subir até o mirante do local, a 75 metros do solo, de onde se tem uma visão privilegiada da Esplanada dos Ministérios, Setores Hoteleiros Norte e Sul, Estádio nacional de Brasília, Autódromo Nelson Piquet, Lago Paranoá, da cidade de Brasília e outras Regiões Administrativas.

Apesar de ter se tornado importante atrativo turístico, a Torre foi inaugurada em 1967 para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão. É um dos monumentos de Brasília projetada pelo criador da cidade, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, tendo como inspiração a Torre Eiffel de Paris.

Além da bela paisagem, o Complexo da Torre de TV conta com a Feira de Artesanato local. No lugar, é possível encontrar móveis, peças de vestuário, bijuterias e arte em geral. Mais a frente, o visitante pode conferir ainda o show de águas coloridas da Fonte Luminosa, uma das maiores da América Latina. São 3,5 milhões de litros d'água, 28 alto-falantes, 21 taças automáticas, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d'água iluminada e um gêiser que pode lançar água até a 50m de altura. Confira!

É possível ver dali toda a esplanada dos ministérios e entender a grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília. A Torre tem 224m de altura no total. Em sua frente há uma escultura do artista plástico Alexandre Wakenwit chamada "Era Espacial".

 

ENDEREÇO
Eixo Monumental Oeste

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Terça a sexta-feira:
18h30 / 19h30 / 20h30
15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada.
(45 minutos/dia)

Sábado, domingo e feriados:
10h / 12h / 14h / 16h – 15 minutos de funcionamento e 1h45 minutos de intervalo desligada.
18h30 / 19h30 / 20h30 – 15 minutos de funcionamento e 45 minutos de intervalo desligada.
(150 minutos/dia)

Mezanino: de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas.

Mirante: de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas.

Feira de Artesanato: de terça a quinta-feira, das 9 às 17 horas, e de sexta-feira a domingo, das 9 às 18 horas.

VALORES
Entrada Franca

CONTATO
Telefone: (61) 3226-0153 / 2192 3223-3990/ 4323 3224-3351
E-mail: atendimento@setur.df.gov.br

 

TORRE TV DIGITAL BRASÍLIA

Nos 52 anos de Brasília, a cidade ganhou de presente a Torre de TV Digital. O Governo do Distrito Federal entregou as obras civis e, em seguida, o monumento foi aberto para visitação. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Torre TV Digital Brasília está localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, na região do Colorado.

Batizada pelo próprio Niemeyer de "Flor do Cerrado", a torre conta com uma iluminação especial, permitindo que seja vista de vários pontos do DF mesmo à noite.

O mais novo monumento da capital foi construído com o objetivo de garantir a transmissão do sinal digital, beneficiando os brasilienses com imagens de TV em alta definição. Com a entrega das obras civis, as emissoras darão início ao processo de instalação de equipamentos de retransmissão do sinal.

Para apreciar a vista que se tem do alto da torre foi construído um mirante situado a 120 metros de altura, de onde até 74 pessoas poderão contemplar uma vista de 360º de Brasília. Duas pétalas completam a torre, que também conta com um espelho d'água em sua base. A primeira cúpula, a 60 metros, está reservada para instalação de uma sala de exposições e um café. Já a segunda cúpula, a 80 metros de altura, abriga um restaurante.

A visitação acontece aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h. Os grupos são formados na hora, por ordem de chegada com 27 pessoas por vez, observando a capacidade dos elevadores.

 

ENDEREÇO
Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho, Brasília

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
Visitação: fins de semana e feriados, das 9h às 18h.

VALORES:
Entrada gratuita.

CONTATO:
(61) 3321-7944

 

Informações extraídas do site: Sou Brasília

Copyright 2017 © | 53ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico | ABENO