CONHEÇA A CIDADE

Bem-vindo a Curitiba!

Tradicionalmente o principal município do Estado do Paraná e conhecida mundialmente como "Capital Ecológica do Brasil" e "Capital das Araucárias", a cidade se situa na região sul do país, somando-se aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


"Barigui Panorama" por Mariordo (Mario Roberto Duran Ortiz) - Obra do próprio.

História: Fundada em 1693 com influência dos bandeirantes, a região hoje se destaca pela grande presença de descendentes de imigrante europeus que se estabeleceram em meados do século XIV, sendo possível citar entre os principais alemães, poloneses, ucranianos e italianos.

Inovação: Reconhecida pela inovação em seus planos urbanísticos e legislações, algumas inclusive inspirando projetos no exterior, o deslocamento por sua área urbana de 419,4 km2 torna-se cômodo, seguro e agradável.

Localização e Clima: Localizada a 934 metros de altitude, apresenta um clima temperado com as quatro estações do ano bem definidas, sendo que nos meses de outono e inverno as temperaturas médias variam até 14º e nos meses de primavera e verão tem sua média estabelecida em 21º. O fuso horário adotado é UTC-3.

Dados Demográficos e Indicadores: Atualmente a cidade tem, segundo dados do IBGE, cerca de 1.879.355 habitantes para uma área total de 435,036 km2. O IDH-M é de 0,823, considerado muito elevado e um PIB per capita de R$ 33.291,65 (2010).

Transportes: Atualmente, conta-se com uma ampla estrutura de transporte e logística no município, onde se destacam o Aeroporto Internacional Afonso Pena (eleito diversas vezes um dos melhores do país), o Aeroporto do Bacacheri (menor porte), a Rodoferroviária de Curitiba (recentemente modernizada e ampliada) e tem fácil acesso as BR'S 116, 277 e 376.

Turismo: Curitiba é reconhecidamente um destino que atende a todos os gostos e desejos, contemplando o visitante com inúmeras possibilidades e atrativos. A infraestrutura para receber visitantes atende com eficácia e eficiência todas as necessidades sejam elas para lazer, negócios e eventos.

 

 

 

 

Copyright 2012 © | 51ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico | ABENO