MENSAGEM DO COORDENADOR

A cidade do Rio de Janeiro sediará a 48ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO, de 21 a 23 de agosto de 2013.

Estamos em uma década onde predominam, em todas as áreas, a informação. Com isto a questão do sistema educacional assume um papel de sobrevivência estratégica no contexto de uma sociedade onde a adaptação à mudança é abrupta e a emergência de novas tecnologias é altamente acelerada e imprevisível.

Sendo assim o PROFESSOR deve e precisa, acompanhar todos estes avanços existentes para responder de forma adequada a tríade que compõe a missão das instituições de ensino superior: ensino/pesquisa/extensão, de forma indissociável.

Dentro deste mundo, há uma pergunta que se repete e de tempos em tempos perpassa pela cabeça de cada um de nós: o que é ser PROFESSOR.

A Comissão de Ensino, procurando responder a esta pergunta, programou um evento que tem como tema: SER PROFESSOR.

A palestra de abertura será proferida pelo Professor Alberto Consolaro, autor do livro: O "SER" PROFESSOR (Arte e Ciência no ensinar e aprender), o que já garante a qualidade, a objetividade e o sucesso do evento.

Muitas experiências serão trocadas em uma reunião onde estarão presentes docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

Nos dias de hoje, o objetivo de um professor não é mais ensinar a fazer alguma coisa (ou seja, adquirir e desenvolver uma consciência profissional), mas sim ensinar o aluno a pensar, ensiná-lo a conhecer (aprender a aprender), ensiná-lo a viver socialmente, para dinamicamente ter uma vida mais plena, aprendendo a dar o melhor de si mesmo (Consolaro, 2011).

O mundo mudou, e muito, e muda a cada instante. O professor e o aluno devem ter habilidades assentadas no desenvolvimento tecnológico e da informação. Os alunos formados devem ser cidadãos capazes de participar desse novo mundo contemporâneo. O professor deve trabalhar com o aluno para que ele desenvolva essas competências e construa esses valores.

Venham discutir isto conosco.

O Rio de Janeiro os espera, e além de participarem de uma reunião que vem de encontro ao que queremos, vem oferecer-lhes toda a beleza de uma cidade que é maravilhosa.


Esperamos por você.

Cresus Vinicius Depes de Gouvêa

Copyright 2012 © | 48ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico | ABENO